sexta-feira, 2 de março de 2012

PROJETO RONDON

O que é?
Maior projeto do Governo Federal de extensão universitária do país sob a responsabilidade do Ministério da Defesa com atuação das Forças Armadas Brasileiras (Exército, Marinha e Aeronáutica) e envolvimento interministerial como a exemplo os Ministérios da Educação, Saúde, Integração Social, Relações Exteriores e dos Esportes.
Consiste na aplicação de ações de desenvolvimento socioeconômico e ambiental em municípios de menor IDH no Brasil no período de 15 dias, sem custo para acadêmicos, professores e universidades. Essas ações são planejadas e executadas por alunos e professores.

Quando e onde acontece?
São duas vezes por ano durante as férias acadêmicas. Esta expedição possui quatro operações: Tuiuiu (MT), Peixe-boi (AM), Arara Azul (MS) e Oiapoque (AP), acontecerá entre os dias 16/07 a 01/08/2011. A Unic estará indo para Parintins-AM e Nova Olímpia-MT.

Importância:
Praticar o conhecimento de sala de aula em comunidades diferentes de sua realidade. Para alunos e professores é uma rica experiência com troca de culturas e conhecimentos. A oportunidade única de chegar nos mais diversos rincões do Brasil com objetivo de transformação e multiplicação de conhecimentos, colocando a universidade à serviço do Brasil. Além da lição de vida e de cidadania os rondonistas recebem certificado de 120 horas.

Quantos rondonistas?
A expedição de julho de 2011 terá a participação de 1220 rondonistas, sendo que da UNIC serão 20, desses, 4 são professores e 16 são alunos. Ou seja, a Unic terá duas equipes com 10 pessoas cada.

Áreas de atuação:
Ao todo serão 61 municípios participantes e cada município recebe duas equipes com a responsabilidade de desenvolver projetos que envolvem dois conjuntos de áreas: Conjunto A – Cultura, Direitos humanos e justiça, Saúde e Educação – e Conjunto B – Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho. Nos municípios Parintins-AM e Nova Olímpia-MT a UNIC vai atuar com as áreas do conjunto A.

Quais cursos participantes?
O Projeto Rondon inicia muito tempo antes das operações e durante todo o processo, desde o momento de inscrição até a viagem precursora, vários cursos tiveram excelente participação, através de seus diretores e alguns professores: Biologia, Psicologia, Administração, Integradas, Expansão, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Segurança do Trabalho, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Radiologia, Agronomia, Direito e Redes de Computadores. Os alunos para irem aos municípios ainda estão em processo seletivo, mas provavelmente sairá de uma das faculdades citadas.

Municípios que a UNIC Cuiabá está participando:
Parintins, Amanzonas e Nova Olímpia, Mato Grosso.

Projeto Aprovado:
Vinte estudantes, distribuídos pelos cursos citados acima, elaboraram projetos para participarem em quatro municípios, além dos aprovados foram os de Guia Lopes da Laguna-MS e Ferreira Gomes-AP. Vencemos dois projetos em uma concorrência de 6 universidades por município. Disputamos com as melhores universidades do Brasil e entre elas as mais tradicionais na participação do Projeto Rondon.

Nos projetos aprovados incluem ações como cursos, oficinas, palestras, todos de variados temas como por exemplo sensibilização e humanização do atendimento ao publico, manipulação de EPI´s (Equipamento de Proteção Individual), reaproveitamento de resíduos sólidos, drogas, álcool, violência sexual infantil, tráfico de mulheres, entre outros.

Outras participações no Projeto Rondon:
Em 2005 o coletivo Mutirão, através do DCE da UNIC indicou a acadêmica do Centro Acadêmico de Fisioterapia, Priscila para conhecer o Projeto Rondon. Já em 2006 a indicação foi dos acadêmicos Felipe e Larissa, respectivamente dos Centros Acadêmicos de Enfermagem e Medicina. As indicações foram resultado de um trabalho realizado pela Diretora da UNE da época a acadêmica Rubia Nara.

Como resultado de um pedido à reitoria em janeiro de 2009, do então Secretário Geral da UNE, Bira Cassano e do Vice-presidente MT/MS da UNE, Paulo Lemos, que a instituição se comprometeu em participar do Projeto Rondon com equipe inscrita. Somado à minha insistência, somente em 2010 que conseguimos e vencer a disputa e fomos para Itajá, interior de Goias. O mérito foi do conjunto de esforços, inclusive dos Centros Acadêmicos de Farmácia, Administração, Odontologia e Psicologia. E se não fosse a credibilidade desse grupo e do Projeto Rondon seria muito difícil nossa participação.

A reitoria e a diretoria acadêmica foram fundamentais em todas as etapas, se eles não dessem aval não seria possível a participação das operações de 2010 e 2011.

A operação de julho de 2011 só está sendo possível por conta da dedicação do acadêmico Rafael Gomes, ex-presidente do Centro Acadêmico de Psicologia, hoje atuando como coordenador do projeto junto aos alunos dentro da UNIC.

Ao longo da história do Projeto Rondon na UNIC quatro acadêmicos protagonizaram essa conquista, a Rubia Nara, o Paulo Lemos, Rafael Gomes e eu (Viviane Lima – Diretora do Coletivo Mutirão no MT e Diretora da UNE), e tenho orgulho de dizer que todos são frutos do movimento estudantil, coletivo Mutirão.

texto publicado em maio/2011

Nenhum comentário: