PROJETO RONDON


O que é?
Maior projeto do Governo Federal de integração social, coordenado pelo Ministério da Defesa com atuação das Forças Armadas Brasileiras (Exército, Marinha e Aeronáutica) e envolvimento interministerial como a exemplo os Ministérios da Educação, Saúde, Integração Social, Relações Exteriores e dos Esportes.
Consiste na aplicação de ações de desenvolvimento socioeconômico e ambiental em municípios de menor IDH no Brasil no período de 15 dias, sem custo para acadêmicos, professores e universidades. Essas ações são planejadas e executadas por alunos e professores.

Quando e onde acontece?
São duas vezes por ano durante as férias acadêmicas. As próximas são Operação Açaí (PA) e Operação Capim Dourado (TO), acontecerá entre os dias 06/07 a 29/07/2012.

Importância:
Praticar o conhecimento de sala de aula em comunidades diferentes de sua realidade. Para alunos e professores é uma rica experiência com troca de culturas e conhecimentos. A oportunidade única de chegar nos mais diversos rincões do Brasil com objetivo de transformação e multiplicação de conhecimentos, colocando a universidade à serviço do Brasil. Além da lição de vida e de cidadania os rondonistas recebem certificado de 120 horas.

Quantos rondonistas?
A expedição de julho de 2012 terá a participação de 680 rondonistas, distribuídos em 34 municípios somados do estado do Pará (PA) e Tocantins (TO).

Áreas de atuação:
Ao todo serão 34 municípios participantes e cada município recebe duas equipes com a responsabilidade de desenvolver projetos que envolvem dois conjuntos de áreas: Conjunto A – Cultura, Direitos humanos e justiça, Saúde e Educação – e Conjunto B – Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

Nenhum comentário: